Você já ouviu falar sobre certificado digital na nuvem?

Não? Então fique conosco e conheça a solução e os benefícios que irá proporcionar.

O avanço da era digital já é uma realidade presente nos mais diversos âmbitos que podemos imaginar, a substituição de meios físicos por adventos digitais hoje já se encontra muito presente. Mas obviamente alguns usuários ainda tratam meios totalmente digitais com devido receio, devido a desconfianças e o tradicionalismo dos documentos, instaurado por longos anos.

Mas o mundo cada vez se torna mais digital, e não seria diferente com certificados, tokens, cartões, etc. Hoje já existem diversos adeptos dos meios online por todo mundo, neste artigo iremos discorrer todas vantagens e benefícios que os certificados digitais podem trazer a seus usuários.

O compartilhamento em nuvem já é usado para o armazenamento de fotos, vídeos, músicas, etc. Mostraremos que documentos também podem ser armazenados e usados em nuvem, afim de facilitar e tornar mais prática a experiência do usuário.

O que é um certificado digital na nuvem?

Antes mesmo de citarmos diversos benefícios do certificado digital na nuvem, devemos explicar o que ele é de fato.

O certificado digital na nuvem são facilitações para armazenar e portar documentos importantes em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet em qualquer lugar do mundo. Ou seja, o certificado digital na nuvem permite que acesse o mais diversos documentos, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

A tecnologia do certificado digital na nuvem permite que assine documentos jurídicos, cumpra com as diversas tarefas da sua empresa de forma remota, emitindo e autenticando documentos. Seu principal ponto é a mobilidade, onde pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar.

Este método é chamado de Remote ID, onde o nome propriamente já diz, é uma forma digital de armazenar e utilizar dos documentos de sua empresa de maneira remota e prática.

Quais são as principais características e benefícios do certificado digital em nuvem?

Agora que já sabemos o que é um certificado digital na nuvem, iremos discorrer sobre suas principais características e vantagens. De forma que esclareça demais dúvidas que possam surgir.

Dentre os diversos benefícios do certificado digital em nuvem não podemos deixar de citar sua principal vantagem relativa a modalidade que o mesmo proporciona aos seus usuários. Vamos então conhecer as demais características e benefícios da solução.

Dispensa o uso de tokens e cartões

O certificado digital em nuvem dispensa o uso de quaisquer dispositivos físicos como tokens e cartões, onde podem apresentar incompatibilidades ou podem ser simplesmente perdidos ou danificados.

Prazo de validade extenso

O Remote ID de tipo A3 tem sua validade entre 1 e 5 anos, sendo o único certificado digital a possuir validade de 60 meses.

Sua validação costuma ser bem rápida e prática, além de toda a facilidade que gera para aquele que adota este método, normalmente se economiza muito tempo adotando o certificado digital nuvem.

Mobilidade

Como dito anteriomente, a mobilidade é o ponto mais atrativo, onde com o uso do Remote ID diversas tarefas do dia a dia podem ser resolvidas remotamente. Por qualquer dispositivo, e podendo vincular a diversos outros dispositivos, não restringindo somente a um único dispositivo em específico.

Até durante folgas e até propriamente férias, o uso do Remote ID permite que o seu usuário resolva coisas de qualquer lugar do mundo a qualquer momento.

Compatibilidade

A compatibilidade também é um ponto que devemos citar, onde qualquer dispositivo poderá terá acesso, suporta os mais diversos sistemas operacionais.

Segurança

A segurança do certificado digital em nuvem sempre entra em pauta, mas é de fato seguro usar?

Com certeza, existe uma criptografia responsável por proteger as informações, além do Remote ID contar com duas senhas de verificação, tornando ainda mais seguro o seu uso.

O Remote ID conta com duas verificações necessárias, além de uma senha PIN que é cadastrada diretamente no Remote ID. Para acessar o certificado, há uma senha chamada PUK, o mesmo método que é utilizado por instituições financeiras.

E no caso de perder o dispositivo onde se encontra localizado o certificado digital? Não se preocupe, como dito anteriormente, o mesmo pode ser acessado por qualquer dispositivo pois utiliza tecnologia em nuvem. Mas claro, sua segurança depende também de você, não compartilhe senhas e não crie códigos que poderão ser facilmente replicados por terceiros.

Vale a pena ter um certificado digital na nuvem?

Após citarmos o mais diversos benefícios e características, podemos dizer com propriedade que os certificados digitais em nuvem se tornarão o futuro. E ainda vamos além, já é uma realidade que podemos desfrutar. A mobilidade e praticidade que esta tecnologia proporciona aos seus usuários é realmente incrível.

Imagine poder realizar procedimentos demorados e burocráticos de maneira mais rápida e remotamente? Hoje já podemos ir além da imaginação e adotarmos a solução em nuvem, a qual com certeza irá mudar a maneira que vive sua vida.

Economize tempo, desfrute da praticidade, com muito menos estresse. Portanto é mais que recomendado adotar o certificado digital em nuvem, já se tornou uma necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *