Ter um perfil social de contabilidade nem sempre é uma tarefa fácil, as redes sociais tornaram-se parte da rotina diária da maioria das pessoas e empresas. 

Atualmente o mundo está presente nas redes sociais, de forma que as primeiras informações sempre chegam de forma digital, para só após chegar ao “mundo físico”. Portanto, estar atualizado é de suma importância, isso inclui seu perfil social de contabilidade.

Além de ser um espaço virtual de compartilhamento de fotos, vídeos e registros, a web também pode ser uma importante ferramenta de divulgação de serviços, inclusive na área contábil. Para isso o perfil social de contabilidade é importantíssimo.

Eles podem ajudar os contadores a alcançar um público mais amplo, fortalecer sua posição no mercado e aumentar sua visibilidade.

Ainda assim, compartilhar o conteúdo certo sem infringir as regras do CFC é um desafio para esses profissionais.

As formas de negócios nas redes sociais permitem que os profissionais contábeis aumentem sua visibilidade ao divulgar informações básicas como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Categoria;
  • Uma descrição do negócio.

Para os contadores que buscam crescer no Instagram, há diversas funcionalidades que podem ajudá-los a entender o comportamento dos seguidores e apostar nas publicações certas.

O primeiro passo para garantir sua presença online nas redes sociais é criar o perfil profissional da contabilidade que se destaque da concorrência e transmita confiança para o público-alvo que visualiza seus conteúdos estratégicos, até que se tornem seguidores e clientes em potencial.

Alguns passos são importantes para ter uma imagem profissional que possa viralizar nas redes sociais, tais como:

  • Definir uma boa estratégia de conteúdo;
  • Estipule um calendário editorial e cronograma das publicações;
  • Diversifique seu conteúdo para atrair pessoas com diferentes níveis de conhecimento de seus serviços;
  • Utilizar ferramentas que auxiliam o contador a trabalhar nas redes sociais;
  • Promova o conteúdo certo e configure os anúncios corretamente, neste item você pode contar com o auxílio de uma agência de marketing digital;
  • Interaja com seu público.

Além disso, os profissionais contábeis têm uma dúvida muito comum: o que pode e o que não pode ser compartilhado de acordo com o Código de Ética do Contador.

O Código declara que a promoção de conteúdo em qualquer forma ou forma de comunicação que se compare a outros profissionais da categoria, ou que menospreze certos outros contadores profissionais ou organizações contábeis, títulos reconhecidos, serviços oferecidos, realizações de trabalho, listas de clientes não é permitida e profissionais.

Portanto, os contadores não podem emitir:

  • Cargos comparativos com outros profissionais, escritórios ou serviços;
  • Promoções, ofertas e descontos;
  • Interpretações falsas ou múltiplas de publicidade;
  • Criticar o trabalho dos colegas, da organização contábil ou da turma.

8 Dicas de conteúdos do Instagram para o perfil social de contabilidade

Separamos oito tipos de postagens, exclusivas do Instagram, que são úteis para profissionais de contabilidade:

1. Conteúdos que facilitam o dia a dia dos usuários

Alguns exemplos rotineiros destes conteúdos poderiam ser:

  • Como aprender a declarar o imposto de renda?
  • Como entender a diferença de precificação?

2. Publicações informativas

Normalmente pautadas em regulamentações, normativas, alterações em processos, como por exemplo:

  • Quais são as últimas mudanças na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)?

3. Posts com alertas

Aqui entram conteúdos mais “urgentes” que tem o intuito de alertar, são funcionais para limites de datas para determinados procedimentos ou conformidades, como por exemplo:

  • Data limite para entrega de sua declaração de imposto de renda;
  • CNPJ impróprio: A Receita Federal pode cancelar seu CNPJ?

4. Postagens de curiosidades

Tente encontrar algumas curiosidades que tenham coerência e conexão com o seu público potencial.

5. Publique dicas úteis

Conteúdos com dicas úteis para a rotina de seu público, tal como:

  • Qual é a diferença entre Lucro Bruto e Lucro Líquido?

6. Informações importantes para empresários

Neste item seriam assuntos mais vinculados a rotina nas empresas, tais como:

  • Como calcular hora extra?
  • Como estipular a escala de férias dos colaboradores, sem afetar a sua operação?

7. Postagens sobre temas atuais

Aproveitar a hype de um tema relevante para pequenos empreendedores, como: 

  • Inflação: como ela afeta o seu caixa? Como prevenir?
  • Altas de preços no setor “X” deixa empreendedores do segmento apreensivos.

8. Postagens bem-humoradas

Relacionadas a trending topics, não apenas contábeis, para atrair seguidores, mas com bom senso e com conteúdo qualificado.  

Afinal, é importante ter uma parcela de conteúdo de entretenimento em meio ao conteúdo informativo e demais tipos de publicações, neste caso a a linguagem não deve ser muito formal.

Desburocratize e tenha mais tempo para o perfil social de contabilidade

O uso de certificados digitais ajuda os contadores a desburocratizar e ter mais tempo para se dedicar ao perfil social de contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *