Durante este, iremos apresentar a origem da auditoria contábil, seus benefícios e sua presença no atual mercado. Onde se torna cada vez mais presente e necessária para qualquer tipo de negócio, vejamos:
Origem da auditoria contábil
Devido ao surgimento de grandes empresas, é necessário confirmar os registros contábeis com base no lucro indicado nas demonstrações financeiras, para isso foi realizada uma auditoria. Sua evolução coincidiu com o desenvolvimento econômico e grandes corporações compostas por capital de muitas pessoas.
A auditoria contábil surgiu pela primeira vez no Reino Unido, foi o primeiro país a ter uma grande Trading Company e o primeiro a cobrar imposto de renda.
Além disso, na Inglaterra, as auditorias de contas públicas foram implementadas desde 1.314.
As auditorias contábeis incluem a verificação de documentos, livros contábeis, registros e a verificação e obtenção de informações de fontes internas e externas, todas relacionadas ao controle de ativos da entidade auditada.
Benefícios da auditoria contábil
A auditoria das demonstrações financeiras deve atender às necessidades de terceiros e da própria gestão da empresa, não podendo ser adiada até o último minuto ou após o encerramento.
A administração da empresa auditada também conta com os benefícios de uma auditoria contábil. Pois não só recebe opiniões sobre a adequação das demonstrações financeiras, mas também sugestões de melhorias nas operações. Assim como também solicita as informações mais recentes que auxiliem na tomada de decisões.
A razão disso é que existe o risco de se formular objeções (declarações que não representam as condições financeiras e econômicas da empresa) ou de se emitir opiniões (devido às limitações significativas no escopo de sua revisão).
Contratação antecipada, planejamento cuidadoso e auditoria contábil podem ter pelo menos 5 vantagens:
Garantir que os registros contábeis sejam corrigidos;
Transparência com terceiros;
Base de planejamento;
Permitir controle de orçamento;
Tomar medidas de controle mais eficazes para proteger seus ativos.
Da mesma forma, suas demonstrações contábeis ou financeiras também são transparentes, para que terceiros interessados possam confirmar que representam as verdadeiras condições financeiras e econômicas da empresa ao ler os relatórios de auditoria independente. Podemos citar como terceiros:
Entidades financeiras que fornecem empréstimos ou garantias;
Participar no concurso;
Receber doações;
Órgãos reguladores e demais instituições a que a entidade pertence.
Por sua vez, as demonstrações financeiras mostram corretamente suas receitas, custos e despesas e são um excelente guia para preparar os planos da empresa.
Considere que em uma empresa bem-organizada e com contabilidade atualizada, o orçamento anual pode ser facilmente monitorado para que as ações corretivas necessárias possam ser tomadas.
Por fim, ao entrar no controle corporativo que também se aplica a pequenas e médias empresas. Os auditores precisam entendê-los de acordo com seu escopo de teste, a fim de detectar possíveis violações, como desvios de ativos imobiliários, pagamento indevido de taxas, omissões de receitas, e uma série de outros a possibilidade de danos à empresa.
Com isso, e com base nos conhecimentos que adquiriu durante o processo de auditoria, poderá recomendar as medidas necessárias para tornar os empresários mais seguros na segurança patrimonial e evitar desvios, desvios de fundos públicos e / ou fraudes sob qualquer forma.
O uso dos certificados digitais atende as conformidades da auditoria contábil.