O ano começou com uma série de planos, necessidades organizacionais e, claro, obrigações acessórias. E, se todo contador tem um desejo nesse início de ano, é ficar por dentro do que acontece com o fisco e entregar tudo no prazo.

Com a chegada de um novo ano, novas metas, novas perspectivas, novos clientes, uma nova visão passa a ter maior incidência. Desta forma, é imprescindível que esteja devidamente atualizado perante a todas novidades e inovações do ramo, buscando sempre estar um passo à frente dos concorrentes. Para que isso ocorra, deve sempre entregar um trabalho de excelência e estar antenado nas mais novas notícias e tendências do cenário.

Então, para ajudar os profissionais da contabilidade a se manterem atualizados, confira cinco dicas para se preparar para as obrigações acessórias em 2023.

5 Dicas para obrigações acessórias em 2023

1. Verifique com seu cliente os documentos que ele deve fornecer

A organização das informações fiscais e certidões pode agilizar o preenchimento das obrigações. Por isso, é importante informar aos seus clientes quais são esses arquivos e onde devem armazená-los.

Faça uma lista mensal de todos os itens que você precisa. Defina prazos de envio e crie rotinas de checklist para evitar surpresas de última hora. Explique aos seus clientes que uma boa gestão de documentos pode evitar multas e outros prejuízos.

E além da obtenção da documentação, é importante que tenha um banco de dados sempre atualizado das informações necessárias, dessa forma, além de otimizar o atendimento, evitará possíveis enganos ou desinformações.

2. Explique ao seu cliente a importância de cada obrigação tributária

Aproveite o início do ano para enfatizar aos clientes a importância de manter todas as obrigações fiscais em dia. Ilustra o objetivo e o processo de envio de obrigações acessórias de forma simplificada.

Crie um canal de comunicação ao qual os clientes possam recorrer quando surgirem problemas. Para aprofundar seu relacionamento, crie uma cartilha com informações personalizadas que podem ser úteis em caso de algum problema.

3. Fique de olho nas mudanças e atualizações nas leis, processos e regulamentos

Todo contador conhece o grande desafio de acompanhar os tempos. O ideal é criar um programa de pesquisa que facilite a aquisição de novas informações.

E não somente apresentar as obrigações, como também apresentar possíveis sanções fiscais as quais podem ser aplicadas caso haja algum tipo de descumprimento à legislação tributária vigente. Acrescentando ainda a este tópico, deverá também estar sempre atualizado perante a legislação, haja vista que a legislação tributária é uma das mais mutáveis no Brasil.

4. Participe ativamente do processo

Lembre-se, um escritório de contabilidade exige trabalho em equipe e diálogo constante. Por isso, é importante que os profissionais e suas equipes estejam alinhados com as expectativas e necessidades de seus clientes.

Invista em treinamentos, crie cronogramas, tarefas e prazos e, claro, acompanhe todos os processos. Dessa forma, caso surja o imprevisto, você saberá como resolver a questão de forma mais decisiva e eficaz.

Não há maneira mais eficaz do que você mesmo acompanhar o processo como um todo, de forma que possa analisar detalhe por detalhe, evitando possíveis erros ou confusões.

5. Tenha em mãos um calendário personalizado de obrigações

Os contadores já sabem que um calendário de obrigações subsidiárias é uma ferramenta essencial para os contadores. Afinal, ajuda a planejar, executar e gerenciar as necessidades fiscais e tributárias do ano para evitar desavenças ou irregularidades.

Adotar previamente um calendário permitirá que tenha um controle maior sobre todos os procedimentos que deverá realizar e executar até determinada data, desta forma evitando possíveis imprevistos ou situações que saiam da normalidade.

Agilize as obrigações acessórias com o uso de certificados digitais

O uso de certificados digitais agiliza e auxilia a rotina dos contadores, proporcionando agilidade para o negócio, assinaturas online, procedimentos das obrigações acessórias, além de desburocratizar diversos processos.

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